Evangélicos transformam hits da música secular em canções evangélicas

Não é de hoje que sucessos da música secular ganham versões evangélicas e viram hits em cultos e festas dentro das igrejas. Na internet encontramos diversas paródias que trazem palavras do vocabulário evangélico em cima de músicas populares.
Entre as canções parodiadas encontramos o sucesso de Adriano Gospel Funk “Dízimo e Ofertas” uma paródia da música “Ritmo de Festa” cantada no programa de Silvio Santos. O vídeo postado em julho deste ano foi visto mais de 52.000 vezes e recebeu muitos votos contrários.
Outro vídeo de paródia que recebeu muitas visitas foi o MC Céu, um garoto dançando a versão gospel da música “Créu”, sucesso em 2008. O vídeo visto mais de um milhão de vezes traz no final a mensagem de que “Jesus é a única alternativa” para ir pro céu.
Essa semana chegou ao conhecimento de vários blogs de humor evangélico outra paródia, dessa vez com um sucesso mais recente, a música “Ai Se Eu Te Pego” do cantor Michel Teló foi adaptada por dois jovens evangélicos e virou “Assim eu prego”.
Para o pastor Armando Taranto Neto, da Assembleia de Deus em Itajaí, para uma música ser cantada na igreja precisa ser questionado uma série de aspectos como: Quem é o autor? Quais são suas convicções de valores? Qual é a fonte inspiradora da música? E da melodia? Em que circunstâncias foi a música criada? Está a letra de acordo com a sã Doutrina Bíblica?
Mas não é só isso, em sua opinião “tomar uma música popular de sucesso, seja de qual ritmo for, trocar a letra da mesma por refrões e rimas sem nexo, dando uma roupagem forçada de gospel, evangélica ou algo que o valha, e achar que Deus está neste negócio é no mínimo uma ‘Piada’”.
O pastor também acredita que nesse caso trocar a letra já a transforma a canção em uma música sacra, muito pelo contrário, em sua visão a melodia também é importante, pois é ela que transmite o espírito. “A música não é só a letra, mas o “espírito” que ela carrega, entenda-se “espírito” como a intenção subliminar, das entrelinhas, oculta. Ainda que se troque a letra a melodia está lá.”
Histórias antigas
De fato a internet tem feito com que essas músicas sejam divulgadas com maior rapidez e cheguem ao maior número de pessoas. Mas engana-se quem pensa que as paródias evangélicas são coisas recentes, pois no final da década de 90 o cantor Cesarel gravou um de disco com canções que eram sucessos nos bailes funks cariocas com letras evangélicas, como é o caso do Rap do Pastor.
Em uma gravação sem data encontramos uma reportagem do Jornal Nacional que mostrava um culto da Igreja Universal do Reino de Deus onde o pastor pedia para que os fiéis levassem suas ofertas ao som da música “Ilariê” da Xuxa, com as palavras:  “Tá na hora, tá na hora/ Tá na hora de ofertar/Traz aqui sua moeda, /pra Jesus te abençoar!”.
Veja os vídeos com paródias:
Dízimo e Oferta (Ritmo de Festa):
Céu (Créu):
Assim eu prego – (Ai se eu te pego):
Mas para quem gosta de parodiar músicas seculares o pastor Armando Taranto Neto manda um recado: “Querido irmão, não troque o sagrado pelo profano, ainda que seja “engraçado”. Deus não opera na esfera do “engraçado”, do deboche, da ironia, mas na manifestação de sua Graça em nos presentear com seu Filho Jesus Cristo, autor e consumador de nossa salvação”.

Fonte:gospelprime

Elvis Presley: fé cristã e relação do cantor com a música Gospel serão tema de filme


Elvis Presley, um garoto de infância pobre que sonhava com uma carreira artística, alcança a fama, torna-se o maior cantor em número de álbuns vendidos, e morre em decorrência do vício em drogas. Esse é o resumo mais conhecido da vida do chamado “Rei do Rock”.
Porém, Elvis cresceu frequentando uma igreja protestante, levado por sua mãe aos cultos dominicais, e segundo Peter Ramsay, que escreveu uma biografia do cantor, amava a música gospel. “Elvis começou a cantar hinos quando era criança e frequentava a igreja com sua mãe aos domingos. As pessoas que conviveram de perto com Elvis dizem que ele não apenas gravou hinos, ele realmente amava a música gospel. Depois de alguns shows, tarde da noite, Elvis e alguns amigos gostavam de cantar clássicos da música cristã”, escreveu Ramsay.
Muito mais que isso, em sua carreira, Elvis foi indicado ao Grammy (maior prêmio da música norte-americana até hoje) catorze vezes, porém só venceu em três ocasiões, todas com músicas cristãs: em 1967, com o Álbum “How great thou art” (Quão grande és Tu); 1972, com o álbum “He touched me” (Tocou-me); e em 1974, com a versão ao vivo da canção “How great thou art”, gravada em Memphis.
“Elvis Presley gravou mais de 80 faixas de música gospel durante sua carreira. Há muitas histórias sobre o respeito que Elvis tinha por Cristo. Uma noite, em um de seus primeiros grandes shows, fãs abriram na plateia uma enorme faixa que dizia: ‘Elvis é o nosso Rei!’. Elvis parou no meio de sua música e disse claramente ao microfone: ‘Existe apenas um rei e é Jesus Cristo’”, conta o escritor Ramsay.
Esse lado da carreira de Elvis, atualmente é alvo de pesquisas de quatro produtoras diferentes, que pretendem produzir filmes sobre a carreira do “Rei do Rock”. Porém, segundo o Gospel Prime, a abordagem de cada uma dessas produções, devem ser diferentes entre si.
O estúdio Fox vem planejando o que chamou de “filme biográfico tradicional” para o projeto intitulado “Last train to Memphis” (em tradução livre, Última partida para Memphis).
Outro projeto é o Fame & Fortune (Fama e Fortuna), uma adaptação do livro homônimo, escrito pelo ex-guarda-costas de Elvis.
Uma terceira produção, intitulada Elvis e Nixon, relata um encontro entre o ex-presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon, e o artista.
A quarta é uma produção que pretende abordar a história de fé de Elvis, chama-se “The Identical” (O idêntico).
A burocracia em torno dos direitos legais sobre a imagem de Elvis Presley é um ponto que complica todas essas produções, pois existe uma batalha judicial entre a empresa que possui os direitos e os herdeiros do artista que vendeu mais de um bilhão de cópias.
Existe ainda um outro projeto, tocado por Yochanam Marcellino, que é presidente de uma produtora chamada City of Peace. Segundo Marcellino, o diferencial desse projeto é que o roteiro é adaptado de uma peça de teatro, e aborda o interesse de Elvis pela música gospel e as origens religiosas de sua família. Marcellino afirma que o projeto será estrelado por um ator que já fez imitações do cantor, e que atualmente o projeto está na fase de negociação dos direitos das músicas gospel que Elvis gravou.
“In the shadow of kings” (Nas sombras dos reis), é uma autobiografia de Donnie Sumner, um artista que durante anos, acompanhou Elvis com o Quarteto Stamps em seus shows. Ele relata que teve oportunidades de falar com o cantor sobre espiritualidade:
“Lembro-me de uma noite, quando Elvis fez sinal para eu segui-lo. Depois de deixar minha namorada e todos os outros caras da sala, nós fomos para o seu quarto. Ele sentou na cama de costas para a cabeceira e eu fiquei deitado com a cabeça apoiada em meu braço dobrado e perguntei: O que você precisa chefe? Sua resposta será sempre em minha memória uma porta que me foi aberta, mas eu não soube aproveitar. Eu nunca dizia a ninguém naqueles dias que eu era um crente e a pergunta de Elvis me pegou totalmente de surpresa. Não sei se consigo lembrar de todos os detalhes corretamente, mas posso dizer-lhe o que me lembro. ‘O que significa ser salvo?’, perguntou-me Elvis. Fiquei espantado que ele pudesse fazer essa pergunta a mim e respondi: ‘O que é isso, chefe, porque você está me fazendo esse tipo de pergunta? Pareço um pregador?’. ‘Falo sério’, insistiu ele, ‘Eu estava assistindo TV e eles estavam falando sobre isso. Quando falaram salvo… Bem, eu sei que seu pai foi pastor e percebi que se alguém aqui saberia, seria você’. Percebendo, que ele estava realmente tentando entender o que significava ‘ser salvo’, fiz uma breve tentativa de tentar explicar do modo como aprendi quando ainda era criança. Eu disse a Elvis: ‘Bem, do jeito que eu entendo, se você acreditar que Jesus veio realmente como dizem, e que Ele morreu pelos pecados como dizem além das outras coisas que dizem, como Ele ressuscitou dos mortos, voltou para o céu e virá de novo algum dia… Se você realmente acreditar em tudo isso… então você está salvo. Ser salvo é apenas uma maneira de dizer que nasceu de novo’. Então, depois de pensar, disse em tom de brincadeira. ‘Entendeu, meu filho’? Elvis perguntou: ‘Bem, o que acontece então?’. Eu estava realmente começando a entrar nisto e lhe respondi: ‘Bem, se você aceitar pela fé que tudo isso é verdade e pedir ao Espírito de Jesus que assuma o controle de sua vida, Ele vai ajudá-lo tomar as decisões certas e ser uma pessoa melhor’. Também disse a ele: ‘Eu ouvi meu pai dizer, muitas vezes: Se Jesus não estivesse andando comigo, acho que não conseguiria’. Então conclui minha mensagem ‘caipira’ com o comentário: Mas a melhor parte é, quando você morrer, irá para o céu e não para o inferno!’. O breve comentário de Elvis foi ‘Legal!’, e acrescentou: ‘Às vezes a vida é um inferno! Talvez eu já esteja lá!’”, relata Sumner.
Fonte: Gospel+

Confira os vencedores do Troféu Promessas 2011


Aconteceu na noite desta terça-feira, 29, a entrega do Troféu Promessas, evento que premiou os melhores cantores da música gospel nacional. Diversos cantores evangélicos foram até o Rio de Janeiro onde aconteceu a premiação.
A abertura da noite foi presidida pelo pastor Silas Malafaia e apresentada pelo ator Eriberto Leão que em alguns momentos falou a respeito de sua conversão e da conversão de sua família. “Eu achava que seria mais engraçado, por eu ser ator. Mas eu fiquei bastante emocionado”, disse ele que por diversas vezes chegou a dizer que estava sentindo a presença de Deus no local.
Entre os cantores que se apresentaram na premiação está Bruna Karla, Thalles Roberto, Damares, Ana Paula Valadão e Aline Barros. Entre os convidados para fazer a entrega desses prêmios estavam os pastores Zé Bruno e Hamiltom Gomes (Banda Resgate), Alda Célia, Juanribe Pagliarin e Andrea, Aline Barros e a tricampeã de karatê Maria Cecília, Marcus Salles, Ana Paula Valadão e Alex Passos.
O Troféu Promessas foi organizado pela GEO Eventos e pela Rede Globo, mas não foi transmitido. A reunião foi fechada apenas para convidados, artistas e imprensa.
No final da premiação o cantor Asaf Borba foi homenageado e recebeu um troféu das mãos do pastor Silas Malafaia e de Marco António. Emocionado o cantor e sua esposa agradesceram pela homenagem.
Confira os ganhadores:
Melhor Clipe
“Deus da minha vida”, Thalles
“Eis-me aqui”, Ana Paula Valadão e Ludmila Ferber
“Pavão Pavãozinho”, Fernanda Brum
“Ressuscita-me”, Aline Barros
“Um novo vencedor”, Damares
Melhor CD
“Aleluia”, Diante do Trono
“Bruna Karla ao vivo”, Bruna Karla
“Diamante”, Damares
“Extraordinário amor de Deus”, Aline Barros
“Glória”, Fernanda Brum
Revelação
Arianne
Brenda
Megafone
Ministério Além do Véu
Thalles Roberto
Melhor Música
“Aleluia”, Diante do Trono
“Deus da minha vida”, Thalles
“Ressuscita-me”, Aline Barros
“Sou humano”, Bruna Karla
“Um novo vencedor”, Damares
Melhor Ministério de Louvor
Comunidade Evangélica Internacional da Zona Sul
Ministério de Louvor Diante do Trono
Ministério Sarando a Terra Ferida de Nova Iguaçu
Renascer Praise
Voz da Verdade
Melhor Grupo
Ao Cubo
Cassiane e Jairinho
Livres para Adorar
Oficina G3
Trazendo a Arca
Melhor DVD
“Advogado Fiel Ao Vivo”, Bruna Karla
“Aleluia”, Diante do Trono
“Aline Barros na Estrada”, Aline Barros
“DDG Experience”, Oficina G3
“Na Sala do Pai”, Thalles
Melhor Cantora
Aline Barros
Cassiane
Damares
Fernanda Brum
Nívea Soares
Melhor Cantor
André Valadão
Davi Sacer
Fernandinho
Leonardo Gonçalves
Thalles
Fotos do Troféu Promessas

Fonte:gospelprime 

Jovens evangélicos fazem paródia com a canção “Ai se eu te pego” de Michel Teló


Dois jovens evangélicos resolveram fazer uma paródia gospel com a música “Ai Se eu Te Pego” uma canção de duplo sentido que é sucesso nas rádios de todo Brasil. Na versão evangélica é “Assim eu Prego” e o refrão “nossa, nossa” virou “glória, gloria”.
O vídeo foi postado por Paulo Peres no Youtube no dia 13 de setembro e já teve mais de 2.500 acessos. Várias pessoas comentaram elogiando a versão dos jovens, outras porém não gostaram da paródia.
O cantor Michel Telo não é evangélico, mas já fez participações no CD de Marcelo Aguiar cantando a música “Ao único que é Digno”, agora ele se prepara para gravar músicas românticas também com Marcelo Aguiar em parceria com Eduardo Costa.
Paródia / Original:
Glória, Glória! / Nossa, nossa
A Ele toda Glória! / Assim você me mata
Assim eu prego, Assim eu prego / Ai se eu te pego, ai ai se eu te pego
Domingo, na igreja / Sábado na balada
O pastor me chamou para pregar / A galera começou a dançar
Me inspirei na palavra mais linda / E passou a menina mais linda
Tomei coragem e comecei a falar / Tomei coragem e comecei a falar
Glória, Glória! / Nossa, nossa
A Ele toda Glória! / Assim você me mata
Assim eu prego, Assim eu prego / Ai se eu te pego, ai ai se eu te pego
Ouça a canção:

E ai você acha isto certo?
Fonte:gospelprime