Edir Macedo vira réu por lavagem de dinheiro


A Justiça Federal aceitou parcialmente a denúncia do Ministério Público Federal (MPF) contra o líder da Igreja Universal do Reino de Deus, Edir Macedo, e mais três integrantes da cúpula da instituição religiosa: o bispo Paulo Roberto Gomes da Conceição, o bispo João Batista Ramos da Silva e a diretora financeira Alba Maria Silva da Costa.
Eles foram denunciados pelos crimes de falsidade ideológica, formação de quadrilha, estelionato, evasão de divisas e lavagem de dinheiro. Mas a Justiça Federal rejeitou as acusações de estelionato e falsidade ideológica e o ministério público já informou que recorrerá da decisão.
A denúncia relata que os acusados enviavam dinheiro de doações dos fiéis para o exterior utilizando uma casa de câmbio paulista. Em seguida, os valores voltavam ao Brasil com aparência de uma transação financeira legal.
O advogado dos líderes da Universal, Antônio Sérgio de Moraes Pitombo, se manifestou nesta sexta-feira dizendo que não teve acesso à denúncia do Ministério Público Federal, nem à decisão judicial, mas considerou favorável aos seus clientes a informação de que a acusação de estelionato foi rejeitada.
Pitombo destacou que para caracterizar a lavagem de dinheiro é preciso que haja um crime antecedente. “Não pude analisar, mas acredito que a denúncia do Ministério Público fica desestruturada com a rejeição do crime de estelionato”, concluiu o advogado.
O portal Verdade Gospel, primando pela ética jornalística, está aberto para postar qualquer esclarecimento por parte da Igreja Universal ou do bispo Edir Macedo.

Papa Bento XVI se diz preocupado com avanço de igrejas pentecostais


O papa Bento XVI disse nesta sexta-feira que as igrejas cristãs históricas estão “perplexas” e preocupadas com o avanço das igrejas pentecostais, e convidou os protestantes a trabalhar junto com os católicos para testemunhar a fé em um mundo secularizado.
Joseph Ratzinger fez esta declaração em um encontro com os representantes do Conselho da Igreja Evangélica Alemã (EKD) em Erfurt, cidade onde Martinho Lutero (1483-1546) foi ordenado sacerdote católico em 1507, antes de liderar a reforma protestante, em 1521.
Esta viagem do papa à sua Alemanha natal tem um caráter ecumênico. Foi por vontade de Bento XVI que o encontro aconteceu no antigo convento onde Lutero estudou. De acordo com o papa, a única paixão e o centro da vida de Lutero foi Deus.
Nesta sexta-feira o papa defendeu que o mais necessário para o ecumenismo é não perder as grandes coisas que têm em comum.
“A coisa mais importante para o ecumenismo é que, pressionados pela secularização, não percamos as grandes coisas que temos em comum, aquelas que nos fazem cristãos e que temos como dom e tarefa”, afirmou.
“Foi um erro ter visto majoritariamente aquilo que nos separa e não ter percebido de forma essencial o que temos em comum nas grandes pautas da Sagrada Escritura e nas profissões de fé do cristianismo antigo”, acrescentou.
O papa defendeu que os cristãos reconheçam a comunhão como um fundamento imperecível. “Infelizmente, o risco de perdê-la é real. Nos últimos tempos, a geografia do cristianismo mudou profundamente e continua mudando”.
O papa Ratzinger afirmou que este fenômeno mundial de mudança traz um cristianismo com pouca densidade institucional, pouca bagagem racional e pouca estabilidade. Por isso, ele defende a obrigação de questionar o que permanece válido e o que pode ser mudado na opção pela fé.
Após o encontro, Bento XVI e os líderes religiosos protestantes farão uma celebração ecumênica, quando um bispo evangélico lerá o salmo 164 na tradução feita por Lutero, na qual expressa a vocação cristã comum para louvar a Deus.
O papa fará uma oração para a unidade dos cristãos, e o presidente do Conselho Pontifício para a Unidade dos Cristãos, cardeal Kurt Koch, fará uma prece sacerdotal e recitará a oração do pai-nosso.
Fonte: BOL

“Vamos ficar firmes com as nossas convicções”, diz Ana Paula Valadão sobre críticas dos bispos da IURD


Nas últimas semanas o assunto mais comentado entre os evangélicos foram os vídeos gravados que mostram os bispos da Igreja Universal do Reino de Deus, inclusive o bispo Edir Macedo, dizendo que a cantora Ana Paula Valadão estava possuída por demônios, isso porque durante o congresso de louvor e adoração realizado na Igreja Batista da Lagoinha, a líder do Diante do Trono foi ungida por um pastor e “caiu pelo poder do Espírito”.
Em um dos vídeos o fundador da IURD disse que 99% dos cantores evangélicos eram endemoniados e através do Twitter vários cantores se defenderam e também prestaram apoio à cantora que mais foi atingida sendo exposta nos programas de TV. Mas apesar de se mostrar chateada com as acusações, Ana não devolveu o ataque com novos ataques, pois para ela essas críticas fazem parte das diferenças que existem dentro da Igreja.
“As críticas fazem parte, porque nós somos um corpo, nós somos diferentes, cada parte do Corpo de Cristo é diferente e às vezes eu não os entendo e a outra parte também não me entende”, comentou a cantora com a equipe do site Gospel Prime.
Para os dirigentes da  IURD as manifestações pentecostais de “cair no Espírito” ou ser “tomado pelo Espírito” não são aceitas, inclusive esses atos foram comparados com rituais de religiões afro-brasileiras em um outro vídeo. Esse tema é bastante criticado nos programas da IURD TV e também no Blog do bispo Edir Macedo que diz enfaticamente que o Espírito Santo “não derruba, mas levanta as pessoas”.
Sobre isso Ana Paula diz: “vamos ficar firmes com as nossas convicções”. A Igreja Batista da Lagoinha é uma igreja pentecostal onde as diversas manifestações são aceitas, como cantar e falar em línguas espirituais e cair com a unção do Espírito.
Ana Paula confessa que ficou bastante chateada com os comentários, mas que aprendeu a lidar com eles. “Ela [a crítica] dói, mas ela faz parte”, encerra a cantora.
Fonte: Gospel Prime

Jogador de rugby não participa de Campeonato Mundial para não faltar culto de domingo


O jogador Euan Murray, da seleção de rugby da Escócia, não vai participar do jogo que vale uma vaga nas semifinais do Mundial de Rugby da Nova Zelândia porque fez um voto com Deus de não faltar aos cultos de domingo.
Jornais internacionais contam que em 2005 o jogador sofreu um acidente durante um jogo e ficou 10 minutos inconsciente no gramado do estádio Hughenden e mais tarde chegou a sofrer convulsões.
Depois de sua internação ele passou a professar sua fé em Jesus. “Comecei a ir à igreja aos domingos de manhã e a tarde e também a ler a Bíblia”, disse o jogador na ocasião para o site Scrum.com.
De acordo com a imprensa escocesa, Murray antes de se converter tinha uma vida regada por sexo e álcool, mas depois desse acidente ele mudou seu estilo de vida por completo. “É basicamente tudo ou nada, seguindo Jesus. Não acredito em meias medidas no cristianismo. Eu acredito que a Bíblia é a Palavra de Deus. Quem sou eu para ignorar algumas delas “, disse Murray, 21 de dezembro de 2009 quando ele anunciou que não jogaria mais aos domingos.
Hoje Murray tem 31 anos e joga para o time Newscatle Falcons da Escócia, que vai jogar contra o time Los Pumas, da Argentina no próximo domingo.
“É isso mesmo. Euan não vai jogar domingo por causa de sua fé religiosa “, disse o porta-voz da federação escocesa, Graham Lei, à AFP nesta terça-feira, 20. O treinador disse que o time não será afetado pela decisão religioso do jogador, pois possuí outros três jogadores do mesmo porte que são tão bons quanto Murray.
Em 2007 o jogador deixou o time inglês Northampton e assinou com o time escocês porque eles participam de menos jogos aos domingos.
Fonte: Gospel Prime

Silas Malafaia defende IURD das acusações de estelionato contra os fiéis; “Isto é perseguição religiosa”


pastor Silas Malafaia usou seu programa, que foi ao ar no sábado, 17, para chamar a atenção em um ponto específico da acusação do Ministério Público de São Paulo contra a Igreja Universal do Reino de Deus.
Em uma parte da acusação apresentada contra Edir Macedo e outros três dirigentes da IURD há um trecho que diz ” O grupo cometia estelionato contra os fiéis, oferecendo falsas promessas e ameaças de que o socorro espiritual e econômico somente alcançaria aqueles que se sacrificassem economicamente pela igreja”.
De acordo com o pastor assembleiano o MP pode usar esse mesmo texto para acusar outras denominações, dizendo que o ato de pedir dízimos e ofertas se trata de estelionato. “Não vem querer tocar em igreja evangélica com isso não, porque isso aqui é perseguição religiosa”, disse Malafaia.
Ele diz que não vai contestar sobre a parte do processo que fala sobre o envio de remeças de dinheiro e evasão de divisas, mas sobre o caso sobre a petição de dízimos e ofertas. “Isso aqui é um perigo, vão mexer na Igreja Católica? Vão tocar?  Porque lá também tem campanha, lá também tem medalinha de benção. Nós temos que ficar atentos, querem tocar em uma para tocar nas outras, daí vai chamar todo mundo pra briga”, disse ele.

Fonte: Gospel Prime

PG grava CD em São Paulo com participação de Fernanda Brum


O cantor PG fará a gravação ao vivo do seu novo CD e DVD intitulado de Imagem em Semelhança no próximo sábado, 24 de setembro, às 19h na Igreja Bíblica da Paz.
MK Music, gravadora do cantor está programando um super produção para essa gravação. Mais de 200 profissionais estarão envolvidos e o show terá várias participações especiais, entre elas a participação da cantora e pastorFernanda Brum.
“Obrigado pela disposição em nos honrar com seu talento e amizade ímpar, neste DVD”, disse o cantor sobre a confirmação de Fernanda Brum.
Imagem & Semelhança terá a direção artística de Marina de Oliveira, produção musical de PG e Leandro Aguiari, direção de vídeo Dayane Andrade e Daniel Santos e produção artística Alomara Andrade.
O cantor já tem cinco CDs lançados pela MK Music e se prepara para essa grande gravação, PG afirma que algo muito especial está sendo preparado para o público: “quem estiver presente vai ter uma surpresa”. Ou seja, você não pode perder!
Serviço:
Gravação do DVD Imagem e Semelhança
Data: 24/09/2011
Local: Rua Dona Santa Veloso, 575 – Vila Guilherme, São Paulo
Contato: (11) 2408-1801 / 9166-3890 / ID 45407*5
Entrada gratuita.