Juiz de Goiânia, Jeronymo Pedro Villas Boas anula união gay pela segunda vez


Juiz de Goiânia, Jeronymo Pedro Villas Boas anula união gay pela segunda vez
O juiz de Goiânia Jeronymo Pedro Villas Boas, que ficou nacionalmente conhecido há quinze dias por anular, pela primeira vez, uma união gay no país, voltou à carga. Villas Boas revogou uma segunda união estável de dois homens que moram juntos há 22 anos. Na recente decisão, o juiz afrontou mais uma vez o entendimento do Supremo, que reconheceu no início de maio esse tipo de relação. A decisão da semana retrasada foi cassada.
Villas Boas disse que, como não há na Constituição previsão implícita ou explícita de que a família possa ser formada por duas pessoas do mesmo sexo, nenhum dos poderes submissos à Carta Magna pode incluir este tipo de relação. Escreveu o juiz:
– O Judiciário não pode alterar a Constituição.
Fonte: gospelprime

Documento divulgado pelo Wikileaks mostra preocupação do Vaticano com a queda do catolicismo no Brasil



A Rede Record teve acesso a documentos que mostram a preocupação do Vaticano em relação à queda do número de padres e de fiéis da Igreja Católica no Brasil. Esses dados foram entregues pelo representante da organização transnacional WikiLeaks ao setor de jornalismo da emissora.
A crise do catolicismo foi discutida em 2007  durante o Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) que aconteceu no Brasil e teve a presença do Papa Bento 16.
No documento apresentado pelo Wikileaks,  o monsenhor Stefano Migliorelli afirmava que há um déficit  bem maior de padres na América Latina, se comparado aos Estados Unidos. Fato afirmado por pesquisa que revela que há dez vezes menos padres na região latina do que nos Estados Unidos.
O texto de Magliori também critica o nível escolar da região latina e diz que muitas vezes os padres latino-americanos não aderem aos padrões de disciplina exigidos como o celibato e o sacramento.

Avanço do protestantismo é uma das causas

A medida que o número de católicos vem diminuindo nos últimos 20 anos, o número de evangélicos vem crescendo no país. Em 1980, na segunda visita do papa João Paulo II ao Brasil, os católicos somavam 89% da população. Mas, em 2000, conforme dados do Censo, esse número caiu para 74%, sendo que em algumas cidades o total não passa de 60%.
Fonte: Gospel Prime

Juiz afirma que continuará anulando casamentos gays e não teme ser punido


Juiz afirma que continuará anulando casamentos gays e não teme ser punido
Durante uma entrevista concedida ao programa Fantástico que foi ao ar no último domingo, 26, o juiz Jeronymo Villas Boas, que ganhou destaque na mídia por anular o primeiro contrato de união estável entre homossexuais, afirmou que continuará anulando esses contratos em Goiás.
Villas Boas, que é pastor da Assembleia de Deus Ministério Madureira, teve a anulação cassada pela corregedora da Justiça de Goiás, Beatriz Figueiredo Franco, e ainda corre o risco de ser punido, mas ao programa ele diz que não sente medo. “Medo não faz parte do meu vocabulário”.
Apesar de sua religião, o juiz afirma que sua decisão foi baseada na própria lei. “O que neste ato pretenderam os dois declarantes é obter a proteção do estado como entidade familiar. Os efeitos jurídicos que se extrairia disso são efeitos jurídicos de proteção da família. Eles não são uma família”, afirma.
Para o juiz, o conceito de família definido pela Constituição brasileira é apenas para o núcleo formado entre homem e mulher. Por esse motivo é que ele anula as uniões homoafetivas, pois casais gays não teriam como constituir nem família nem estado. “Declara no artigo 16 que constitui família o núcleo formado entre homem e mulher. E dá a esse núcleo uma proteção especial como célula básica da sociedade. Família é aquele núcleo capaz de gerar prole”.
Essa posição do juiz vai contra a interpretação do Supremo Tribunal Federal sobre o que é uma família. “O ministro-relator Ayres Britto disse que a Constituição apenas silencia e, portanto, não proíbe a união homoafetiva. Em linguagem poética, o relatório dele, aprovado por unanimidade, diz que família é um núcleo doméstico baseado no afeto e que os “insondáveis domínios do afeto soltam por inteiro as amarras desse navio chamado coração”.
Sob acusação de fundamentalismo religioso, Villas Boas diz que já chegou a negar isenção de imposto para sua própria igreja e também diz que é criticado dentro da instituição religiosa por ter influência marxista (Karl Marx, o fundador do comunismo).
Mesmo assim ele diz que também não vai negar seus princípios religiosos. “A Constituição brasileira foi escrita sob a proteção de Deus. Querer que um juiz, que professa a fé evangélica, não decida questões que envolva conflitos, muitas vezes, de natureza política, social ou religiosa é negar a independência do juiz”, pondera.
Fonte : gospelprime

Parada Gay usa textos bíblicos para lutar contra a homofobia


Parada Gay usa textos bíblicos para lutar contra a homofobia
A 15º Parada do Orgulho Gay engrossou o coro contra os parlamentares religiosos que estão trabalhando para impedir leis como o projeto de Lei 122/2006 que criminaliza toda opinião contra o homossexualismo. Para isso, a Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) lançou para este ano o tema “Amai-vos uns aos outros: basta de homofobia”.
Durante todo o percurso da passeata que aconteceu neste domingo, 26 de junho, os mais de 4 milhões de participantes ouviram discursos contra os “fundamentalistas religiosos” que militam contra os projetos que favorecem os homossexuais.
Apesar da quantidade de participantes, de acordo com uma notícia do portal IG, poucos deles estavam na Parada pensando em reivindicar seus direitos civis, tanto que em um dos discursos do deputado federal Jean Wyllys alguns participantes chegaram a gritar “Toca Lady Gaga”.
Por outro lado um dos trios elétricos estava sendo coordenado pelo Centro de Referência da Diversidade e de acordo com a coordenadora, Irina Bacci, cerca de 400 pessoas, de várias religiões estavam apoiando, entre eles padres, pastores e ateus.
Esse trio trazia uma faixa com a citação do Salmo 85:10 que diz “A justiça e paz se beijarão”. A intenção era protestar contra os discursos feitos durante a Marcha para Jesus que aconteceu no último dia 23.
Alguns integrantes da manifestação seguram uma faixa com a frase “Exerça a fé e pratique o amor ao próximo. Diga não à homofobia”. Também estão sendo distribuídas 200 camisas e 3.000 botons com a frase: “O amor lança foram todo o medo”.
Fonte: Gospel Prime