Em pronunciamento patriótico, Obama anuncia morte de Osama bin Laden (ultimas noticias)

O presidente americano, Barack Obama, após o discurso em que anunciou a morte de  Osama bin Laden / Jason Reed - ReutersRIO - Em um discurso de tom patriótico, mas direcionado ao mundo, o presidente americano, Barack Obama, confirmou que Osama bin Laden, líder da rede terrorista al-Qaeda, foi morto na cidade paquistanesa de Abbottabad, nos arredores de Islamabad, capital do país asiático.
A morte do terrorista foi anunciada em um pronunciamento transmitido ao vivo pela televisão a partir da Casa Branca, em Washington. Na primeira frase de sua fala, Obama deu a notícia:
- Posso comunicar ao povo americano, e ao mundo, que os Estados Unidos conduziram uma operação que matou Osama bin Laden.
O presidente americano afirmou em seu discurso que, pouco depois de assumir o poder, ordenou à direção da CIA (agência de inteligência americana) que a captura ou morte de Bin Laden fosse prioridade.
Em foto de arquivo, o terrorista Osama bin Laden / AFP
- Sua morte não marca o fim de nossos esforços. Devemos ser e vamos continuar sendo vigilantes dentro e fora de casa - disse Obama.
No pronunciamento, Obama também procurou deixar claro que o embate dos EUA não é contra o islamismo:
- Bin Laden não foi um líder muçulmano; ele foi um assassino em massa de muçulmanos.
Ao final de sua fala, o presidente americano agradeceu os envolvidos na operação que culminou com a morte do terrorista e se dirigiu às vítimas dos ataques terroristas da Al-Qaeda contra Nova York e Washington, em 2001:
- Por fim, falo às famílias que perderam entes queridos no dia 11 de setembro: nós nunca esquecemos sua perda. Nesta noite, pensemos no mesmo sentimento de união que prevaleceu em 11 de setembro. Essa é uma afirmação da grandeza de nosso país - concluiu Obama, dando o tom do pronunciamento.
Do lado de fora da Casa Branca, uma multidão se reúne em comemoração ao anúncio da morte de Osama bin Laden. Segundo a agência Reuters, muita gente desafia o frio da noite de Nova York para celebrar o anúncio na Times Square.


fonte: o globo


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.