Justiça rejeita ação da Igreja Universal contra jornalista que escreveu sobre dízimo

Justiça rejeita ação da Igreja Universal contra jornalista que escreveu sobre dízimo
Um Tribunal de Justiça de Goiás rejeitou a queixa-crime da Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd) contra o jornalista Vinícius Jorge Sassine, do jornal O Popular, que produziu reportagem falando da relação entre fé e dízimos.
Em julho de 2007, O Popular publicou matéria sobre a arrecadação da Iurd, com dados baseados em levantamentos da Fundação Getúlio Vargas e do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE).
Na matéria intitulada “Fieis dão R$ 110 milhões de dízimo por ano”, o jornalista escreveu que entendia a razão pela qual poucos fieis da Universal poderiam doar R$ 100.
No entendimento da juíza Maria Umbelina Zorzetti, da 12ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça de Goías, o teor da reportagem era jornalístico e informativo. Desse modo, o jornalista não teve a intenção de denegrir a imagem da igreja. A magistrada ressaltou também a falta de provas para que a queixa fosse registrada como crime.
“O querelado não objetivou, com o ato praticado, ofender ou violar a honra moral do querelante. Nesse sentido, após analisar criteriosamente os autos, verifico que falta interesse de agir ou justa causa para o exercício da ação penal”, ressaltou a juíza, segundo informa o Conjur, citando informações da Assessoria de Comunicação do TJ-GO.
Por fim, a juíza ainda observou em seu despacho que “extrai-se do texto publicado que a intenção do querelado foi somente de narrar os acontecimentos ocorridos em várias denominações, como, por exemplo, Assembleia de Deus, Deus é Amor, Sara Nossa Terra e outras”


fonte: gospel mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.